

Gestão de Negócio
DIAGNÓSTICO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Antes de mais nada, verifica-se qual o nível de informação gerencial que a administração recebe para condução dos negócios e qual é o tipo de informação necessária para a tomada de decisões. Ambas as etapas são de fundamental importância, evitando a diferença entre a informação que está sendo gerada, com a informação que os gestores entendem que precisam. Ainda, é realizada análise das informações que os gestores efetivamente precisam, para a correta tomada de decisões.
MAPEAMENTO DE PROCESSOS
Após a verificação das informações através do diagnóstico, passa-se para o mapeamento dos processos gerenciais da empresa, desde a análise do input de informação, quando ela chega, até o seu destino final, no relatório adequado. O mapeamento consiste na análise técnica das principais operações que ocorrem na empresa, de modo a garantir que a informação ingresse e seja adequadamente tratada.
OBTENÇÃO DE RESULTADO GERENCIAL MAIS PRECISO
Após o mapeamento dos processos, o próximo passo é lapidar os demonstrativos gerenciais (de venda, despesas e resultado), criando maiores detalhamentos (por setor, por grupo de produtos, e/ou por centro de custos) para que a alta administração tenha em mãos informações mais precisas para a correta tomada de decisão.
IMPLANTAÇÃO DE INDICADORES
Com as informações devidamente mapeadas e controladas, os demonstrativos gerenciais lapidados e revisados, o próximo passo é a implementação dos chamados KPI (Key Performance Indicators) ou Índices de Desempenho. Com índices das mais variadas áreas e atividades, os gestores possuirão plena noção do desenvolvimento do seu negócio, conseguindo identificar variações que fogem da normalidade, podendo agir a tempo de corrigir ou melhorar.
COMPLIANCE
A atuação compreende o apoio estratégico à concepção e implantação de Programas de Integridade/Compliance, com a finalidade de apoiar nossos clientes na construção de ambientes corporativos mais éticos, seguros e adequados às legislações pertinentes, mediante a condução desses processos de forma eficiente e factível à realidade de cada organização.
Além da aplicação de Programas em sua totalidade, a MELLIOREM atua na aplicação de ferramentas de Gestão da Ética, Riscos e Conformidade como:
- Análises de Maturidade acerca de conceitos e princípios de Compliance;
- Planos de Gerenciamento de Riscos e Crises;
- Apoio à gestão de Canais de Denúncia com processos investigativos;
- Redesenhos de processo com foco em performance na Gestão da Ética;
- Elaboração de Códigos de Conduta e Políticas Comportamentais;
- Aplicação e apoio à Gestão de KPI´s (Indicadores Chave de Performance) nos Programas de Integridade/Compliance;
- Apoio à aplicação de Planos de Comunicação Interna (endomarketing) acerca do Programa de Integridade/Compliance;
Elaboração e aplicação de treinamentos relacionados aos temas de Compliance, Gestão de Riscos e Lei Geral de Proteção de Dados.